terça-feira, 8 de maio de 2012

A BASE DO SISTEMA ECONÔMICO NO ISLAM .


Daniel Yussuf Abu Tariq6 de Maio de 2012 09:31


Sermão do Sheikh Mohamad Al Bukai
EM NOME DE DEUS, O CLEMENTE E MISERICORDIOSO!
Louvado seja Deus, Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre seu Nobre Profeta, sua família, seus companheiros e sobre todos os muçulmanos até o dia do Juízo Final.
Hoje o mundo vive uma grande crise econômica, percebemos isso a cada manifestação, onde milhões de pessoas saem às ruas para pedir soluções para os problemas financeiros que assolam o a cada dia mais os seus países. E a pergunta mais importante é: porque o mundo está cada vez mais pobre, de onde surgem essas crises que têm tomado conta da economia da maioria dos países?
É sabido que o mundo virou uma ilha, comandada pelos ricos e cercada por mares de pobres. Queridos irmãos e irmãs, Deus o altíssimo, louvado seja, quando criou o ser humano não o deixou para se perder nessa vida. Ele enviou os mensageiros, revelou livros para encaminhá-los e para guiá-los para o caminho reto. O ser humano só sofre quando se afasta das orientações do seu criador. O último mensageiro, o profeta Muhammad ben Abdullah ben Abdul Mutaleb ben Háxime (SAAS) nos deixou revelado no AlcorãoSagrado tudo o que o ser humano necessita para alcançar a felicidade nessa vida e na vida eterna.
Hoje nós vamos falar sobre a economia islâmica. Sobre o sistema corânico que organiza essa arte tão importante em nossas vidas. É certo que não podemos falar sobre o tema inteiro nesse sermão, porque é muito extenso, mas faremos um resumo, falaremos sobre os princípios com que foram construídos a economia islâmica. Entre as características da economia islâmica, destaca-se o fato de que ela provém de uma fonte divina e não humana. Eis então a legislação entre o céu e a legislação da terra. Sabemos que existe uma grande diferença entre o criador e o conhecimento limitado do ser humano. Por isso a economia islâmica está baseada em cima do Alcorão Sagrado. E a primeira coisa que devemos saber é que o dinheiro, os bens e as riquezas pertencem a Allah, o nosso criador. Deus em sua infinita bondade disponibilizou tudo isso a cada um de nós. Mas é importante lembrar que são somos os donos da terra, somos apenas moradores e sendo assim detentores provisórios de tudo o que nela se encontra. Deus diz no Alcorão sagrado na Surata 2 Versículo 284 "A Allah pertence tudo quanto há nos céus e na terra" e diz também na Surata 57 Versiculo 7 "Crê-de em Allah e no seu mensageiro e fazei caridade que a ele vos fez herdar". Sem dúvida essa é a visão que a fé ensina quando falamos em bens. O islamismo nos ensina a usar o dinheiro e não adorá-lo, Allah não nos permite ser escravo dos nossos bens. O Islã nos proibiu o monopólio e nos ordenou a fidelidade e a lealdade no comércio. Não nos é permitido que ganhemos dinheiro de forma ilícita. Deus nos diz no Alcorão Sagrado na Surata 3 Versículo 130 "Óh crentes não exerceis a usura dobrando, multiplicando ou emprestando. Peça a Alha para que prospereis". Porque a usura tende a se aproveitar da necessidade do ser humano e isso faz com que o dinheiro só circule entre as minorias.
O Islã protege tanto os interesses individuais quanto o coletivo, e isso garante aos seus adeptos a segurança financeira necessária para a caminhada. Queridos irmãos e irmãos, a crise econômica mundial é a maior prova do fracasso dos sistemas geridos de maneira irresponsável. Está na hora de nos voltarmos para a religião. Deus, louvado seja, não nos ensinou nada que não fosse para o nosso benefício. Ele é o único que sabe o que é melhor para as suas criaturas. Por isso pedimos a Allah que nos ajude na prática com as suas ordens para que na aplicação da tradução do seu mensageiro possamos levar as nossas vidas sempre para o caminho do bem. Louvado seja Allah, o senhor dos povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário