domingo, 27 de janeiro de 2013

APENAS UM ALERTA .



  • Caros Amigos, Caros Irmãos Boa Tarde !

    Esta é exclusiva para os meus Irmãos Muçulmanos !

    Eu sei que se trata de minorias dentro da Comunidade Islâmica no Brasil, pode até ser situações isoladas que raramente acontecem,  porém, vale a pena deixar a dica !
    Ontem mais uma vez ouvi o relato de um irmão brasileiro convertido que foi chamado a atenção de que ler o Alcorão em português não vale nada e sim somente se ela for feita em árabe. Esta é uma atitude totalmente fora de propósito e merece da nossa parte total repudio e uma denuncia vigorosa. Esta não é a primeira vez que ouço esse tipo de disparate dito a irmãos brasileiros que buscam conhecer e estudar a nossa religião. Até parece que a língua árabe faz parte do currículo escolar em nosso país e que portanto seria essa um atitude que denotasse preguiça e até mesmo falta de respeito de nossa parte com o próprio ALLAH. Atitudes como essa acabam inibindo o convertido em ler o Alcorão na sua língua natal dentro das Mesquitas enquanto aguardam o início do salat Jumma por exemplo, por receio de ser advertido ou molestado por esses pseudos " iluminados " e "guardadores fiéis da religião". Como brasileiro e convertido, eu penso que o contato com a língua árabe deve ser estimulado e ensinado pacientemente por aqueles que sabem dentro da comunidade e que frequentam as salas de orações . Me converti em 2002 e somente em 2007 passei a fazer as minhas orações em árabe por entender erroneamente que faze-las em árabe era me submeter a uma língua e cultura que não era a minha. Essa minha atitude partiu da seguinte situação : ao ouvir um irmão recitar o Alcorão eu perguntei a ele o significado e então ele me respondeu que também não sabia. Pronto, decidi naquele momento que continuaria lendo na minha própria língua. O tempo passou, encontrei irmãos que pacientemente foram me ensinando o verdadeiro significado de conhecer e estudar a língua árabe, e hoje por misericórdia de ALLAH aprendi algumas suratas, o que me possibilita realizar as minhas orações como se deve. Devemos estimular sim, e se possível dar condições para que os novos convertidos aprendam o árabe, pois isso abrirá para ele um universo imenso que possibilitará um maior conhecimento da nossa religião, más dai afirmar para ele que ler e estudar o Islam na sua língua natal não vale nada vai uma diferença muito grande. Muito cuidado, pois o próprio ALLAH nos adverte em várias passagens do Alcorão para não dificultarmos a entrada na religião para quem quer que seja. E por fim, esclarecido da importância de se conhecer a língua na qual foi revelado o nosso Livro sagrado , eu não tenho dúvida que o novo convertido não medirá esforço para buscar esse novo conhecimento que enriquecerá em muito a sua vida espiritual, intelectual e cultural.

    Assalamu Aleikum !!!!

Um comentário:

  1. Assalam Alaykum, irmão!

    Nossa! Fiquei perplexa com esse fato. São por esses e outros motivos que nós sofremos preconceito, porque nem todas as pessoas conhecem o Islam no Brasil e quando se deparam com pessoas como as citadas acima, ficarão com uma impressão tortuosa de uma religião que só prega a PAZ.
    É necessário paciência e esclarecer a essas pessoas que Allah é poliglota, no melhor sentido da palavra, pois também é capaz de LER e FALAR com o nosso CORAÇÃO.

    Subhana Allah!

    ResponderExcluir