BIDAH SAYYIA E BIDAH HASANA.
Assalamu aleikum
BIDAH SAYYIA E BIDAH HASANA
Bida é uma palavra que tem sido deturpada nos dias de hoje, sua definição precisa ser esclarecida.
Definição de Bid’a
Bid’a literalmente significa inovação. Em termos especiais, isto significa a realização de ações que desagradam a Allah e seu Mensageiro. [At-Tirmidhi, capítulo 2]
“No Islam existem dois tipos de bid’a: bid’a sayyia e bid’a hasana. Se uma coisa nova se opõe ao Alcorão e Sunnah, então é sayyia, mas se ela não é contra a Sharia então é Hasana.”[ Qadi Shawkani, Nayl al-Awtar, capitulo sobre ‘Salat at-Tahawih’]
Imam Nawawi escreve que existem certos tipos de bid’a. Duas delas são bid’a sayyia e bid’a hasana. Bid’a sayyia é uma bid’a que se opõe ao Alcorão e a Sunna, enquanto bid’a Hasana é uma bid’a que não é contra o Alcorão ou Sunna. Por exemplo: inventar o usul (princípios) de Hadith, usul de Fiqh, usul de Tafsir etc.
[Nawawi, Tahzib al-Asma wa’l-Lughat, palavra bid’a]
Hafiz Ibn Rajab define bid’a como significando coisas novas que não têm nenhuma base no Alcorão ou Sunna. Se uma nova prática tem provas a partir do Alcorão ou Sunnah não será bid’a shari’a, mas será bid’a logawiyya (lingüística.)
[Ibn Rajab, Jami al-‘Ulum al-Hukkam, página 252]
Hafiz al-‘Asqalani disse que se uma coisa nova é contra o Islam, isso será muito ruim. Se não for contra o Islam, será Hasana (boa) [Al-‘Asqalani, Ibn Hajar, Fath al-Bari, capítulo sobre “Tarawih’]
Do exposto, conclui-se que se uma coisa nova for iniciada, e nem vá contra o Alcorão ou Sunnah, então ela pode ser declarada inovação. Como sendo “boa”, se um novo ato for iniciado contra o Alcorão e Sunnah, será chamada de bid’a ruim, ou uma inovação condenável.
Definição de Bid’a Sayyia
Bid’a Sayyia é uma coisa nova, introduzida e adentrou no Din do Islam sem ter origem, de modo que nunca partiu do Alcorão ou da Sunnah do Profeta (paz e bênçãos sobre ele).
Imam Bukhari e Imam Muslim escreveram sobre 3 homens que vieram a casa do Profeta (paz e bênçãos de Allah sobre ele) um deles disse que iria se levantar e rezar por toda a noite por toda vida, o segundo disse que jejuaria para o resto da vida e o terceiro que não se relacionaria mais com as mulheres, mais tarde o Profeta (paz e bênçãos de Allah sobre ele) disse: “Fostes vós que dissestes isto e aquilo? Se é assim, juro vos por Allah que sou o que mais teme a Allah e o mais devoto, mesmo assim, observo o jejum e o quebro (nos dias em que o jejum não é obrigatório), e me levanto para orar à noite, mas também me deito, e também me caso com as mulheres. Então, quem se recusar a seguir o meu exemplo não será dos meus.”
[Mishkat, Bukhari, Muslim, capítulo sobre Ihtisan’]
A razão pela qual o nosso Profeta (paz e bênçãos sobre ele) os impediu de fazer aquilo que queriam fazer era porque era contra a Sunnah. Tudo o que fazemos, que é contra a forma da sunnah do Profeta (Paz e bênçãos sobre ele) é uma bid’a sayyia.
Rasulu’llah (paz e bênçãos sobre ele) disse: “No Dia do juízo, algumas pessoas virão a mim quando eu estiver no Hawd al-Kawthar (fonte) e serão agarradas e lavadas para o inferno. Irei dizer: “Estes são o meu povo”, mas em resposta me será dito: “Estas são pessoas que introduziram inovações depois de ti, assim são incrédulos.”
[Bukhari, Muslim, “Kitab al-Hawd”]
Desse hadith acima aprendemos sobre as inovações da qual temos sido avisados. Tais inovações que fazem a pessoa murtad (incrédula). Alguns exemplos de inovações que levam uma pessoa a se tornar murtad são: alegar ser um Profeta, negar o zakat, fazer Hajj em outro lugar sem ser na Caaba, ou introduzir qualquer outra crença nova que está em oposição ao Alcorão ou Ahadith.
Uma pessoa certa vez enviou Salam a Abdullah Ibn Omar, que respondeu: “Eu não aceito o seu Salam já que esta pessoa inovou ao se tornar Qadariya (uma seita que nega o destino) [Mishkat, Kitab al-Iman wa’l-Qadr, transmitido por Abu Dawud, at-Tirmidhi e Ibn Majah]
A narração acima enfatiza o fato de que bid’a é a realização de tais como ‘aqida que está em oposições direta com o Alcorão e a Sunnah, por exemplo se tornar Qadariya, Jabariya etc.
Rasulu’llah (paz e bênçãos sobre ele) disse: “Toda inovação leva ao erro, e cada criador de extravio vai ao Fogo. ’ [Muslim, capítulo sobre al-Jumu’a’]
Um exemplo desta bid’a é dada por Ibn Qayyin que escreveu: “Aquele que nega o castigo do túmulo é um inovador’ [Kitab ar-Ruh, capítulo 10]
Provas da Bid’a Hasana:
Allah O Altíssimo diz no Alcorão Sagrado:
...e infundimos nos corações daqueles que o seguem compaixão e clemência. No entanto, seguem a vida monástica, que inventaram, mas que não lhes prescrevemos... [Sura Al-Hadid, versículo 27]
Este versículo ressalta que quando algo novo é inventado para agradar a Allah O Altíssimo, em seguida, é permitido, e Allah dá a recompensa por isso. Aqueles que não cumprem os requisitos então Allah não irá recompensá-los.
Rasulu’llah (que Allah o abençoe e de paz) disse: “Aquele que inovar uma boa inovação no Islam terá sua recompensa e uma recompensa semelhante aos que seguirem a mesma – até o dia do juízo- sem diminuir a sua recompensa. Aquele que inovar uma inovação ruim será pecador para com ele e terá pecados iguais aos que o seguem no mesmo – até o dia do juízo- sem diminuir os seus pecados.” [Sahih Muslim, Kitab az-Zakat, at-Tirmidhi, Capítulo 11]
Este Hadith prova de fato de que é permitida a introdução de uma boa ação no Islam, também dá permissão para que execute obras com a intenção de recompensa.
Mesmo os Companheiros do Profeta (que Allah esteja satisfeito deles) introduziram coisas novas no Islam que o Mensageiro de Allah não tinha feito, e nosso Profeta (paz e bênçãos sobre ele) não os impediu. Se, por fazer algo de novo sem a permissão do nosso Profeta (paz e bênçãos sobre ele) fosse bid’a então essas pessoas não teriam feito isso. Sim, foi importante para que eles se lembrassem de não começar algo novo que seria contra o nosso Profeta (paz e bênçãos sobre ele) a sunnah de qualquer maneira.
Há muitos exemplos, mas no momento vamos destacar dois:
1) O Profeta perguntou a Bilal: ‘Bilal, diga-me em qual de teus atos no Islam tem colocado mais esperanças, pois tenho escutado os sons de teus passos no paraíso’. Bilal respondeu: ‘Eu não tenho feito nada que desperte em mim tanta esperança como fato de que nunca realizo a ablução em nenhum momento da noite ou do dia sem rezar, com essa ablução, a que me tem sido destinado rezar’. [Bukhari, Kitab at-Tahajjud]
Esta nova prática que Bilal (que Allah esteja satisfeito dele) começando por ele foi tão aceita por Allah que o nosso Profeta (paz e bênçãos sobre ele) ouviu seus passos no Paraíso. Ibn Hajar al’Asqalani escreve, em seu comentário ao hadith acima que a adoração em um horário definido, é permitida. [Al-Asqalani, Fath al-Bari]
2) Em uma mesquita em Quba um Imam conduzia as orações da congregação. Em cada Rakat (ciclo), após recitar a Sura Al-Fatiha e um verso do Alcorão, ele também recitava a Sura Al-Ikhlass em seguida. Quando nosso Profeta (paz e bênçãos de Allah sobre ele) o perguntou: “Por que você faz isso”, ele respondeu: “Eu amo ler a Sura Al-Ikhlas” o nosso Profeta (que Allah o abençoe e dê paz) disse: ‘Esse amor vai te levar para o Paraíso’ [Bukhari, Kitab as-Salat]
Nosso Profeta (paz e bênçãos sobre ele), não impediu esses dois companheiros, mas os deu a inspiração das boas-novas que estavam para receber.
Imam Bukhari escreve: “Omar, ordenou que a oração do Tarawih em congregação devia ser oferecida em conjunto. Quando as pessoas começaram a fazer isso e Omar viu isso, ele disse: “Esta é uma bid'a excelente.” [Bukhari, Kitab at-Tarawih]
Omar ordenou ao povo oferecer orações em congregações de Tarawih juntos e chamou isso de “bid'a excelente” (bid’a hasana) a partir disto podemos provar duas coisas.
1) Após o nosso Profeta (paz e bênçãos sobre ele) qualquer coisa nova que foi iniciada e não for contra a Sunnah ou o Alcorão é chamado de bid’a Hasana.
2) Para iniciar algo novo no Islam, que já não está e não afeta a sunnah, então este será uma bid’a hasana.
Durante o Khilafa de Abu Bakr, Omar foi ter com ele e disse: “Muitos Huffaz foram mortos nesta Batalha (de Yamama), receio que se tivermos que lutar mais algumas batalhas deste gênero e viermos a perder um largo número de Huffaz como aqui aconteceu. Então ficaremos a perder uma considerável porção do Sagrado Alcorão.
Por conseguinte, sugiro que o Sagrado Alcorão seja compilado e preservado na forma de um livro.
Abu Bakr respondeu: “Como posso fazer uma coisa que não era uma prática do Mensageiro de Allah? Omar respondeu: “Por Allah, isso é uma coisa boa.” Omar insistiu várias vezes ao Khalifa. Logo, Abu Bakr disse: “Allah abriu meu coração para o fato de que esta não era uma ação do Mensageiro de Allah, mas que isso é uma coisa boa.”
Abu Bakr pediu a Zaid Ibn Çabit para começar a compilar o Alcorão. Zayd contestou Abu Bakr: “Como vocês dois podem ousar em fazer algo que não foi feito pelo Profeta de Allah (paz e bênçãos sobre ele)?”
Abu Bakr respondeu: “Por Allah isso é uma ação muito boa.” Zayd disse depois: “Allah abriu meu coração para o fato de que esta era uma boa ação, então eu comecei a compilar o Alcorão, até que foi compilado.” [Bukhari, capítulo sobre ‘Fada’il al-Qur’an]
O Hadith acima percorre um longo caminho para provar que a introdução de uma coisa boa que não foi uma ação do Mensageiro de Allah (paz e bênçãos sobre ele) é Sunnah do Sahaba (que Allah se satisfaça deles)
Durante o tempo do Rasulu’llah (que Allah abençoe e lhe dê paz) sete tipos diferentes de qira’a (técnica de recitação) foram utilizadas para recitar o Alcorão. Mas Uthman (que Allah esteja satisfeito dele) uniu as pessoas em um tipo só de qira’a. Isso não foi feito pelo Profeta (que Allah esteja satisfeito com ele, Abu Bakr, ou ‘Omar (que Allah se satisfaça deles), mas por ‘Uthman (que Allah esteja satisfeito com ele) [Bukhari capítulo sobre “Fadail al-Qur’an]
Alguns exemplos de bid’a Hasana:
A pontuação do Alcorão.
Nomes das suras escritos no Alcorão.
Mihrabs nas mesquitas
Minaretes de mesquitas
Taqlid das quatro escolas de Fiqh
Mawlid Nabawi
Essas são todas bid’a hasana e têm sido aceitas pela totalidade da Umma.
No Haramayn (Meca e Medina) eles comemoram Laylat al-Qadr na noite 27 do Ramadan – não é estabelecido em hadith. Existe alguma data prevista para Laylat al-Qadr, ou até mesmo se reunir durante determinado horário? Para dar na Ka’aba uma volta duas vezes por ano não é mencionado no Alcorão. Então porque todos esses muçulmanos do mundo inteiro se juntam na oração por lá? Em que hadith é que nos instruir recitar todo o Alcorão no Salat (Tarawih) e terminar na noite 27 do Ramadan?
Em que hadith que diz que al-Bukhari é o próximo depois do Alcorão, ou qualquer dos companheiros diz isso?
Que companheiro de nosso Profeta (paz e bênçãos sobre ele) começou as ciências do Ilm at-Tafsir, Ilm al-Hadith, usul al-Fiqh e asma ‘ar-rijal (biografias dos narradores de hadith)? Então, isso significa que essas ciências são bid’a também?
Nosso Profeta (paz e bênçãos sobre ele) e seus companheiros costumavam chamar a Arábia Saudita de Jazirat al-Arab, mas o atual governo tirou esse nome e mudou para Arábia Saudita.
Que Allah Ta’ala nos conceda Seu amor e do amor para aquelas pessoas cujo amor pode ser vantajoso para nós em Sua presença. Aameen.
fonte: ahlus suffa
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