terça-feira, 4 de novembro de 2014

DITADURA MILITAR NUNCA MAIS !

Reverencio aqui a memória de todos que tiveram suas vidas ceifadas pela Ditadura Militar . Faço essa pequena homenagem a todos com uma simples biografia  de dois combatentes que  tombaram heroicamente na luta contra essa que foi  das mais sanguinárias e cruéis ditaduras ocorrida no Brasil no recente período de 1964-1985 que alguns agora querem reviver !

Trata-se de dois militantes do PC do B - PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL !

NELSON LIMA PIAUHY DOURADO ( Nelito e Alexandre ) PRESENTE !

Baiano de Jacobina , Nelson trabalhou na Refinaria Landulfo Alves e filiou-se ao Sindipetro, desenvolvendo destacada atividade sindical. Com o Golpe Militar de 1964 , foi preso e demitido do emprego. Por algum tempo , trabalhou como motorista de táxi no eixo Rio-São Paulo . Em 1967 , passou a atuar na clandestinidade e mudou -se para a localidade de Metade, no sul do Pará , onde conheceu JANA MORONI - PRESENTE (  também desaparecida ) com quem se casou em 1971.
Morreu em combate no dia 2 de janeiro de 1974, juntamente com sua mulher, PEDRO CARRETEL-PRESENTE e MARIA CÉLIA CORRÊA- PRESENTE . No mesmo ano, agentes do Dops invadiram a casa dos seus irmãos, apoderando-se de uma carta na qual os companheiros de guerrilha de Nelson informavam sobre sua morte, buscando não deixar evidências da existência da guerrilha do Araguaia. Sua mãe veio a falecer no mesmo ano de 1974, após saber da morte dos filhos .


JOSÉ LIMA PIAUHY DOURADO - PRESENTE ! ( Ivo e José ).

Era baiano de Barreiras e desapareceu aos 28 anos. Estudou na Escola Técnica Federal da Bahia , em Salvador , onde exerceu a profissão de fotógrafo até deslocar-se para a região do Araguaia . Pertenceu à Guarda da Comissão Militar. Caiu em uma emboscada do Exército no dia 30 de dezembro de 1973 , em Caiano , levou um tiro na cabeça e foi enterrado , segundo moradores da região , na localidade de Formiga . Era irmão de NELSON LIMA PIAUHI DOURADO-PRESENTE , também desaparecido no Araguaia.

Ambos os corpos ainda não foram encontrados, ou seja, nem o direito da família enterrar os seus mortos nos foi ainda permitido.

Esta é apenas uma singela homenagem más também um alerta. Um alerta aqueles que neste final de semana de forma provocativa e inconsequente ousaram afrontar o povo brasileiro pedindo um intervenção  militar no país. Saibam vocês que no nosso imenso Brasil não faltarão milhares e quem sabe milhões de brasileiros assim como  Nelson e José que estarão dispostos a lutar pela liberdade , pela justiça e pela igualdade social em nosso país, pois penso que o sentimento e o desejo que levaram milhões de pessoas ás  ruas em junho de 2013 ainda não foram totalmente compreendidas pelas forças democráticas, populares e revolucionárias do país !

" (...) é essencial a proteção dos direitos humanos através de um regime de direito, para que o homem não seja compelido , em supremo recurso , à revolta contra a tirania e a opressão (...)"

Declaração Universal dos Direitos Humanos ( 10/12/1948 ).

FONTE : Livro : dos filhos deste solo _ Mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar : a responsabilidade do Estado.  Segunda Edição -Revista e Ampliada -novembro de 2008.
Autores : Nilmário Miranda e Carlos Tibúrcio
Editoras : Editora Fundação  Perseu Abramo e Boitempo Editorial


Fotos retiradas do Site : cemdp.sdh.gov.br ( Comissão Especial sobre : MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS ).


Irineu Dourado Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário