terça-feira, 23 de outubro de 2012

Brasil , entre o hoje e o amanhã.


Esquina das avenidas Itaberaba com Inajar de Souza ontem ( 22/10/2012).
Sou abordado por uma moça que entre várias, distribuíam material de campanha do candidato Serra para a prefeitura de São Paulo. Estendo a mão para apanha-lo quando percebo que ela ao olhar para mim, nota um adesivo em apoio ao candidato Haddad colado no lado esquerdo da minha camiseta. Ela, como se tivesse tomado um choque, freia o movimento do braço em minha direção e diz num quase murmúrio : eu e minha família vão votar no Haddad também moço, isso aqui é só um trabalho. Aqui entre nós Amigos e Irmãos, que mundo é esse ? Onde a luta pela sobrevivência diária nos faz cometer atos tão graves e contrários, inclusive contra nós mesmos ? A gravidade aumenta em grande proporção quando a questão é a política , pois quem irá administrar a nossa cidade ou o nosso país acaba interferindo diretamente e indiretamente na vida de todos nós. Veja o caso dessa moça, independentemente de candidatos ou de partidos, ela está trocando uns dias de trabalho por 4 anos, que provavelmente se o candidato que ela e sua família acredita e irão votar perder será sempre um motivo de  relativo arrependimento por parte de todos eles por um bom tempo, principalmente se o vencedor confirmar os seus medos e anseios. Definitivamente as coisas não deveriam ser assim. Precisamos urgentemente de uma grande Reforma Política em nosso país que possa incluir cada vez mais os setores populares e democráticos nas grandes discussões no sentido de construirmos uma verdadeira Nação brasileira. Que acabem também , ou amenizem  em muito com a farra dos falsos partidos de aluguel e dos seus políticos oportunistas e corruptos mancomunados com a grande mídia  e elite nacional.. Que o voto não seja simplesmente uma carta branca dada ao político e seu partido, que depois de eleito passa a não ter nenhum compromisso com os respectivos eleitores e o seu próprio programa de governo divulgado durante a campanha eleitoral. Quem sabe talvez  daqui a algum tempo essa cena entre eu e outra pessoa no mesmo contexto possa ocorrer de forma diferente com o seguinte diálogo . De repente ela freia o movimento de seu braço em minha direção e  me pergunta na lata : -Moço, o sr. tem certeza que o candidato que o senhor apoia é o melhor para a nossa cidade?  Aí sim,  eu estaria dentro do campo e  a situação que eu gosto que é de  conversar com povo nas ruas , e ao mesmo tempo a  moça não precisaria estar se humilhando por um punhado de reais correndo o risco de se arrepender depois. Do Brasil que temos para o Brasil que queremos só falta uma coisa : o comprometimento de todos nós !

2 comentários:

  1. Masha´Allah! Que ótimo texto e pensamentos!
    Estou torcendo pelo Haddad aí em Sampa. E também pelo compromentimento de todos nós por uma consciência mais política!

    Tudo de bom!
    Denise.

    ResponderExcluir
  2. Assalamu Aleikum Irmã.

    Bondade sua. Eu só procuro escrever o que eu sinto de forma mais simples possível, sem rabuscamentos ou palavras difíceis e herméticas. Aprecio e muito a sua opinião porque sei que quando a irmã não concordar com algo que porventura eu escrever a observação ou crítica virá no sentido sempre de construirmos um país melhor para todo o povo brasileiro. Ah, depois eu vou te escrever sobre os ALL BLACKS.Forte Abraço.

    ResponderExcluir