quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Abu Ali Al Hussain Ibn Abdallah Ibn Sina .

Salah Mohamad Ali publicou em CD islâmico.
Abu Ali Al Hussain Ibn Abdallah Ibn Sina IBN...
Salah Mohamad Ali22 de Fevereiro de 2012 05:00
Abu Ali Al Hussain Ibn Abdallah Ibn Sina

IBN SINA (Avicena)
Abu Ali Al Hussain Ibn Abdallah Ibn Sina nasceu em 980, em Afshana perto da cidade de Bukhara.

O jovem Ibn Sina recebeu estudou em Bukhara, e com a idade de dez tinha se tronado bem versado no estudo do Alcorão e das várias ciências. Começou estudar a filosofia lendo o livros dos gregos, dos muçulmanos e outros livros neste assunto e aprendeu a lógica e alguns outros assuntos de Abu Abdallah Natili, um filósofo famoso de sua época.

Quando ainda era jovem, ele alcançou tal grau de perícia na medicina que seu nome havia se espalhado por todas as partes. Com a idade de 17, curou Nooh Ibn Mansoor, o rei de Bukhara, de uma doença a qual todos os médicos tinham dado como sem cura. Em sua recuperação, o rei desejou recompensá-lo, mas o jovem médico Ibn Sina desejou somente a permissão do rei em usar a sua biblioteca que era muito rica em livros de diversos ramos da ciência e outros assuntos.

Com morte de seu pai, Ibn Sina deixou Bukhara e viajou a Jurjan onde Khawarizm Shah lhe deu as boas vindas. Lá, encontrou-se com seu famoso contemporâneo, Abu Raihan Al biruni.

Mais tarde mudou-se para Ray e então para Hamadan, onde escreveu seu famoso livro Al-Qanun fi al-Tibb.

Ali tratou de Shams Al Daulah, rei de Hamadan, que sofria de uma coloca severa, de Hamadan, mudou-se para Isphahan, onde terminou muitas de suas obras monumentais. Não obstante, ele continuou a viajar e o esforço mental excessivo assim como o tumulto político desgastaram a sua saúde, até que finalmente, retornou a Hamadan onde morreu em 1037.

Foi um médico, o filósofo, enciclopedista, matemático e astrônomo mais famoso de sua época. Sua contribuição principal à ciência médica foi o seu famoso livro al-Qanun, conhecido como o " Cânon " no Ocidente.

O Qanun fi al-Tibb é uma imensa enciclopédia da medicina que se estende sobre milhões de palavras. Examinou todas as fontes do conhecimento médico disponível nas fontes antigas muçulmanas.

Devido a sua aproximação sistemática, "perfeição formal assim como seu valor intrínseco, o Qanun tomou o lugar de Razi Hawi, Ali Ibn Abbas's Maliki, e regulou o trabalho de Galeno, permaneceu supremo por seis séculos.''

Sua contribuição original importante inclui vários avanços como o reconhecimento da natureza contagiosa da gripe e da tuberculose; contaminação de doenças através da água e da terra, e interação entre a psicologia e a saúde.

Além de descrever métodos de farmacológica, o livro descreve 760 drogas e tornou-se base para os estudos da medicina da época.

Foi também o primeiro a descrever meningite e fez várias contribuições para a anatomia, para ginecologia e a saúde da criança.

Sua enciclopédia filosófica Kitab al-Shifa foium trabalho monumental, englobando um vasto campo do conhecimento da filosofia cientifica.

E assim classificou desta maneira:

conhecimento teórico: física, matemática e metafísica;
conhecimento prático: Ética, economia e política.
Sua filosofia sintetiza a tradição aristoteliana, as influências Neoplatonicas e da teologia muçulmana.

Ibn Sina contribuído também com a matemática, a física, a música e a outros campos, fez diversas observações astronômicas, na física, sua contribuição compreendeu o estudo de fórmulas diferentes de energia, o calor, a luz e a mecânica, e conceitos como a força, o vácuo e a infinidade.

Fez a observação importante que se a percepção de luz é devido à emissão de algum tipo de partículas pela fonte luminosa, a velocidade da luz deve ser finita.

Preponderou uma interconexão entre o tempo e o movimento, e investigações também feitas na gravidade específica e usou um termômetro de ar.

No campo da música, contribui para uma a melhoria do trabalho de Al Farabi, no campo da química, não acreditou na possibilidade de transmutação químico porque, em sua opinião, os metais diferiram em um sentido fundamental, esta visão era opostas e radical as quais prevaleciam naquela época.

Seu tratado sobre os e minerais foi uma das fontes " principais " da geologia dos enciclopedistas cristãos do 13º século.

Além de Shifa seus tratados mais conhecidos no ramo da filosofia são al-Najat e Isharat.

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