segunda-feira, 9 de abril de 2012

ANTIESPIRITUALISMO DA ROUPA MODERNA .

Historicamente, o traje masculino ocidental moderno remonta em parte  à Revolução Francesa e em parte ao puritanismo inglês. Para Frithiof Schuon, trata-se de um estilo simultaneamente puritano,revolucionário e industrialista . Na mesma linha de raciocínio, Burckhardt sustenta que esse tipo de roupa representa  " uma síntese quase perfeita de tendências antiespirituais e antiaristocráticas ". O traje ocidental moderno dificulta ainda as abluções que devem ser feitas antes das orações, como também os movimentos e as posturas da prece.
A expansão do traje moderno nos diversos mundos tradicionais, e no islâmico em particular , pode em parte explicar-se por razões psicológicas, já que o povo dominado tende a imitar os costumes do dominador. Como o ocidental é sinônimo de sucesso material, os outros povos sofrem então uma aculturação. Há ainda uma razão mais sutil, pela qual se detecta uma mudança de direção na psicologia dos envolvidos. O traje tradicional enfatiza a contemplatividade;  o moderno , a praticidade, a ação; é ainda individualista, ao passo que o traje islâmico apaga, por assim dizer, as diferenças sociais. Um homem do povo ou um nobre muitas vezes estão vestidos da mesma maneira, com um jelabá, por exemplo .
O traje tradicional islâmico também pode ser considerado  " arte sagrada " pelo fato de o Islam , ao abolir o sacerdócio como uma categoria específica , o ter " generalizado " , por assim dizer, entre todos os homens.
Ora, no mundo cristão, a veste sacerdotal é sagrada , cada item do vestuário de um bispo ou sacerdote tem significação simbólica precisa; como o Islam faz de todo muçulmano u m " sacerdote ", sua veste torna-se num certo sentido " sacerdotal " , portanto sacra.
O traje  islâmico masculino tem um quê de monástico também; este aspecto é revelado pela extrema simplicidade do traje, próprio para facilitar as posturas da prece diária , mas igualmente pela proibição  que o Profeta ( s.w.s.a.) explicitou em relação ao uso de objetos de ouro ou de seda por parte dos homens ( itens permitidos somente á mulher ).
Fonte: Livro :Iniciação ao Islam e ao Sufismo.De: Mateus Soares de Azevedo. Editora Nova Era, pág 94/95.

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