segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ACERCA DA NECESSIDADE DA CIRCUNCISÃO MASCULINA NO ISLAM:

por Marcelo Salahuddin Bulhões, quarta, 4 de Janeiro de 2012 às 22:36

As salaam'aleykum wa arahmatullah wa barakatuhu a todos os irmãos e irmãs...

O Alcorão Nobre determina:

"[...] E CUMPRI OS VOSSOS COMPROMISSOS COM ALLAH [...]"
[Al Qur'an 6:152]

Das compilações de ahadith pode-se ler (em tradução livre do inglês):

"O profeta Ibrahim (a.s.) circuncidou-se aos oitenta anos de idade, utilizando uma machadinha."
[Relatado nos Sahih dos Imames Bukhari e Muslim e no Musnad de Ahmad Ibn Hanbal]

A tal respeito a mencionar o Livro Nobre de Allah (SWT) é claro ao atestar que os muçulmanos devem seguir os atos do profeta Ibrahim (a.s.):

"E revelamos-te isto, para que adotes a religião de Ibrahim, o monoteísta, que jamais se contou entre os idólatras."
[Al Qur'an 16:123]

Assim, alguns poderão afirmar que isto se trata de apenas de sunnah do profeta Ibrahim (a.s.), posteriormente confirmada pelo Profeta Mohammad (s.a.w.s.). Ocorre, que o fato de ser "Sunnah" não retira, necessariamente, a obrigatoriedade de uma prática. Pelo menos não para a maioria dos estudiosos. Percebamos que existem atos obrigatórios que decorrem do Qur'an e atos obrigatórios que decorrem da Sunnah...

O termo "Sunnah" representa, aqui, tão somente o conjunto de atos e ditos do Profeta Mohammad (s.a.w.s.), mas dentre eles existem, sim, os que são obrigatórios e a circuncisão parece estar enter eles, pois a maioria dos Fuqaha (juristas do Fiqh Islâmico) são da opinião de que a circuncisão é obrigatória, sendo que tal posicionamento é Jumhur (a maioria dos estudiosos estão em concordância quanto a ele). Além disso:

"Não é dado ao fiel, nem à fiel, agir conforme seu arbítrio, quando Allah e Seu Mensageiro é que decidem o assunto. Sabei que quem desobedecer a Allah e ao Seu Mensageiro desviar-se-á evidentemente."
[Al Qur'an 33:36]

Há, inclusive diversos decretos que vão no sentido de que o Profeta (s.a.w.s.) determinava, aos recém-convertidos, a que cortassem seus cabelos e se circuncidassem (vide musnad do Imam Ahmad Ibn Hanbal - r.a.a. e também o Sunan do Imam Abu Dawud). Também, quanto aos recém-nascidos, sabe-se que o profeta (s.a.w.s) costumava dizer (referindo-se à utilidade de rasparem-se-lhes as cabeças e de serem circuncidados): "remova o mal deles".

É nesse sentido que vai, por exemplo, o Majmoo’ al-Fataawa (21/120-121) do Shekh al-Islam Ibn Taymiyah - r.a., que ao citar os ahadtih de Hudhayfah - r.a.a. e de Abu Hurairah - r.a.a. concorda quanto à impositividade da circuncisão.

Abu Hurairah (r.a.a.) relatou ter ouvido o Profeta (s.a.w.s.) dizer:

"Cinco são os atos da fitrah: Circuncidar-se; Raspar os pelos pubianos; Cortar as unhas; Remover os pelos das axilas; e Aparar os bigodes.
[Sahih Muslim, Vol.1, Hadith nº.181]

Quanto à obrigatoriedade da circuncisão, apenas os sábios da Escola (madhab) Hanafi a tem por "Sunnah Mu’akkada", qual seja uma Sunnah confirmada, mas sem a obrigatoriedade.

Tanto os estudiosos da Escola Shafi', quanto da Escola Maliki e da Escola Hanbali estão de acordo quanto à obrigatoriedade da prática da circuncisão, em recém-nascidos (há discussões sobre a época em que se deva realizar), assim como em recém-convertidos ao Islam...

E essa é, como busquei sintetizar a opinião da maioria dos estudiosos, mas Allah certamente saberá mais e melhor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário