segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SOBRE AS MESQUITAS BRASILEIRAS: !

Publicação original
Viviany De Pianti
Viviany De Pianti29 de Dezembro de 2011 14:55
Bismillahir rahmanir rahim

SOBRE AS MESQUITAS BRASILEIRAS:

Al Salam alekom wr wb irmãos,

Li vários relatos de pessoas que tiveram experiências negativas em visitas às mesquitas brasileiras. Antes de tudo, gostaria de deixar bem claro que esta afirmação não é uma generalização e muito menos estou aqui para julgar qualquer irmão – Wallahi se faço isso é pela vontade de ver os muçulmanos cada vez mais unidos e recebendo cada dia mais novos irmãos.

Já ouvi algumas histórias e a verdade é que esse tratamento indevido - que aconteceram em shahadas e até mesmo na época do Ramadan (audhu billah!) – me fizeram pensar se não chegamos a um ponto onde deveríamos repensar a forma como recebemos as pessoas que querem conhecer o Islam, ou se converter, ou aqueles que freqüentam pouco as mesquitas por não se sentirem ‘enturmados’.

Nós temos o maior e o melhor exemplo de paciência, compaixão, respeito e inúmeras outras qualidades que a humanidade já viu, que foi nosso amado Profeta SAWS. Como nós podemos ser intolerantes ou indiferentes com nossos próprios irmãos, que, assim como qualquer muçulmano que vive em um país de minoria muçulmana, encontra dificuldades, seja ele em menor ou maior grau?

Quando você encontrar um irmão sozinho na mesquita, acolha-o. Quando você notar que um irmão andou sumido na mesquita, procure saber o que aconteceu com ele e se precisa de alguma coisa. Quando os muçulmanos se reúnem para momentos de lazer, vamos convidar e fazer questão da presença de todos, sem exclusões. Isso não é impossível, irmãos. Ainda mais por sermos, infelizmente, um número não tão grande aqui no país.

Acho que essa reflexão seria muito interessante para todos nós. Mas como as minhas palavras foram muito simplórias, deixo para quem entende do assunto: Allah SWT e nosso Profeta Mohammad SAWS :)

‘Ordenais, acaso, aos demais fazerem caridade e esqueceis vós mesmos de fazê-la, apesar de lerdes o Livro? Não raciocinais?’ (Alcorão Sagrado, 2:44)

‘Ó crentes, por que dizeis o que não fazeis? É enormemente odioso perante Deus, dizerdes o que não fazeis’ (Alcorão Sagrado, 61:2-3)

Anas (R) relatou que o Profeta (S) disse: ‘Nenhum de vós chegará a ser um verdadeiro crente, até que deseje para o seu irmão o que deseja para si mesmo’ (Mutaffac alaih)

Abu Said al Khudri (R) relatou que ouvira o Mensageiro de Deus (S) dizer: ‘Quem dentre vós presenciar uma ação condenável, que se oponha a ela com suas mãos; se não puder, que o faça com suas palavras; se também não puder, que o faça com seu coração, sendo que isto é o mínimo que se espera da sua fé’ (Muslim)

Huzaifa (R) relatou que o Profeta (S) disse: ‘Juro por Aquele em Cujas mãos se encontra minh’alma, que tendes a obrigação de pregar a prática do bem e combaterdes a prática do mal. Caso contrário, Deus não demorará no envio do Seu castigo sobre vós; então, tentareis suplicar-Lhe, mas vossas súplicas não serão ouvidas’ (Tirmizi)

Ibn Omar (R) relatou que o Mensageiro de Deus (S) disse: ‘Um muçulmano é irmão de outro muçulmano; nunca é injusto para com ele, nem o entrega ao inimigo. A quem acudir um irmão necessitado, Deus acudirá em sua ajuda; e a quem aliviar a angústia de um muçulmano, Deus aliviará, por isso, uma de suas angústias no Dia da Ressurreição; e a quem encobrir a falta de um muçulmano, Deus encobrirá as suas faltas no Dia do Juízo’ (Mutaffac alaih)

Háriça Ibn Wahb relatou que ouviu o Mensageiro de Deus (S) dizer: ‘Quereis que vos diga quem serão os habitantes do Paraíso? Serão todos os indivíduos que são considerados fracos e desprezados, os quais, se fazem um juramento de fidelidade a Deus, jamais quebram. Agora, quereis que vos diga quais serão os indivíduos destinados ao Inferno? Serão aqueles que são ignorantes, impertinentes, orgulhosos e arrogantes’ (Mutaffac alaih)

Abu Haraira (R) relatou que, em certa ocasião, um beduíno urinou na mesquita; por isso as pessoas se levantaram e se arrojaram sobre ele para castigá-lo; porém, o Profeta (S) disse: ‘Deixai-o! E, quanto à urina, jogai sobre ela uma cuba de água para limpar. Sede benévolos, e não sejais intransigentes!’ (Bukhari)

Ana (R) relatou que o Profeta (S) disse: ‘Facilitai as coisas; não as dificulteis! Apresentai as boas-novas, e não intimideis os outros’ (Mutaffac alaih)

Abu Huraira (R) relatou que em certa ocasião o Mensageiro de Deus (S) disse: Não descures praticar qualquer ato de benevolência, nem que seja o de receberes um irmão com semblante alegre’ (Muslim)

E Allah SWT sabe mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário