quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Importância das Sextas-Feiras.

Jaber Alves20 de Janeiro de 2012 08:34

Importância das Sextas-Feiras

1147. Abu Huraira (R) relatou que o Profeta (S) disse: “O melhor dia em que o sol desponta é a sexta-feira; este é o dia em que o Adão (S) foi criado. Nesse dia ele foi admitido no Paraíso e, nesse exato dia, dele foi expulso.” (Musslim).

1148. Abu Huraira (R) relatou que o Mensageiro de Deus (S) disse: “Quanto àquele que realizar corretamente sua ablução e então se encaminhar para a oração das sextas-feiras, escutar o sermão (khutba) com toda a atenção, Deus lhe perdoará as faltas até à sexta-feira seguinte, e por três dias mais. Porém, aquele que se distrair com contas, durante o sermão, terá anulada a sua oração da sexta-feira (Musslim)

1149. Abu Huraira (R) relatou que o Profeta (S) disse: “As cinco orações diárias (obrigatórias), a oração da sexta-feira (consecutivamente) e a observância do jejum no mês de Ramadan (consecutivamente), expiam as faltas nesse período, e sempre, desde que se evite cometer pecados graves.” (Musslim)

1150. Abu Huraira (R) e Ibn Ômar (R) relataram que ouviram o Profeta (S) dizer, do alto do seu púlpito de madeira. “Os indivíduos não devem negligenciar a oração da sexta-feira; caso contrário, Deus lhes selará os corações, e serão contados entre os negligentes.” (Musslim)

1151. Ibn Ômar (R) relatou que o Profeta S) disse: “Quando qualquer um de vós se dirigir para a oração da sexta-feira, deverá tomar banho.” (Muttafac alaih)

1152. Abu Saíd al Khudri (R) narrou que o Profeta (S) disse: “O banho das sextas-feiras é obrigatório para todos os adultos.” (Bukhári e Musslim)

1153. Sâmura Ibn Jundob (R) relatou que o Profeta (S) disse: “Aquele que realizar suas abluções para a oração da sexta-feira, estará caminhando pela boa senda; porém, se tomar banho, ser-lhe-á melhor.” (Abu Daoud e Tirmizi)

1154. Salman, o persa (R), relatou que o Mensageiro de Deus (S) disse: “Quando um homem toma banho, às sextas-feiras, e se purifica o máximo que possa, perfuma-se e, em seguida, se dirige para a mesquita, onde se senta sem separar outros dois, e realiza as orações que Deus prescreveu, e então escuta com atenção o que diz o imame, Deus lhe perdoa as faltas que havia cometido desde a sexta-feira anterior.” (Bukhári)

1155. Abu Huraira (R) relatou que o Profeta (S) disse: “Uma pessoa que, na sexta-feira, e após haver copulado, toma banho de purificação completa, e chega à mesquita na primeira hora, tem tanto mérito, aos olhos de Deus, como se tivesse oferecido um camelo em Seu nome; e quem chegar à mesquita na segunda hora, será como se tivesse oferecido uma vaca; e quem chegar na terceira hora, é como se tivesse oferecido um cordeiro adulto; e quem chegar na quarta hora, é como se tivesse oferecido uma galinha; e, quem chegar na quinta hora, é como se tivesse oferecido um ovo. Finalmente, quando o Imame chega para o sermão da sexta-feira, os anjos se apresentam para ouvirem o sermão.” (Muttafac alaih)

1156. Abu Huraira (R) narrou que o Profeta (S), referindo-se à sexta-feira – com sua santidade -, disse: “Nesse dia há um horário em que se o muçulmano o alcançar, estiver em pé, orando, e pedir a Deus algo, Ele atenderá o seu pedido.” O Profeta (S) indicou a brevidade dessa extensão com um movimento da sua mão. (Bukhári e Musslim)

1157. Abu Burda Ibn Abu Mussa al Ach’ari (R) relatou que Abdullah Ibn Ômar (que Deus esteja comprazido com ambos), lhe perguntou: “Ouviste teu pai relatar algo sobre o Profeta (S), com relação ao momento da aceitação das súplicas da sexta-feira?” Respondeu-lhe: “Sim, ouvi-o dizer que o Profeta (S) afirmou que esse momento começava quando o Imam subia ao púlpito e durava até ao final da oração.” (Musslim)

1158. Aus Ibn Aus (R) relatou que o Profeta (S) disse: “Entre os dias que tendes, o melhor de todos é a sexta-feira; assim, deveis invocar as graças de Deus para mim, pois as vossas bênçãos me serão comunicadas.” (O Abu Daoud citou isto com uma corrente verdadeira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário