segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A MODERAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA VIDA DOS MUÇULMANOS!

Sarah Ghuraba Morrison publicado em Islam Brasil.
Um post para que agente não esqueça que...
Sarah Ghuraba Morrison4 de Janeiro de 2012 14:03
Um post para que agente não esqueça que devemos respeitar aqueles que estudaram mais que nós e estão hj nos ensinando, não devemos questionar um sábio, e sim aprender com eles, Sheikhs e sábios só tem uma coisa de diferente de n´so que é o CONHECIMENTO, logo devemos respeitar isso, e ter em mente que fanatismo e extremismo é abominável aos olhos de Allah. vale a pena ler, e quem tiver interesse leia o restando do livro.

A MODERAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA VIDA DOS MUÇULMANOS

" Fizemos de v´cês uma comunidade moderada e justa, de modo que fossem testemunhas perante a humanidade( da chegada dos profetas anteriores", assim como o mensageiro será testemunha para vós ( Alcorão SAgrado 2:143)

Alem disso, todos os livros escritos por muçulmanos Sunnitas e as coletâneas de hadith, enfatizam o fato de que o povo muçulmano é moderado e que o caminho correto é a moderação mantendo-se assim longe do extremismo"

CARACTRíSTA DA MODERAÇÃO

1 - É uma legislação justa, porque afastar-se do caminho moderado, significa adotar uma posição extremista seja ele de fanatismo( Ifrat) ou Indiferença ( Tafrit )
2 - A moderação coincide com a lei islâmica ( Shari'at). Os códigos legais islâmicos sempre convidam a ter moderação, seja através de seus preceitos e conceitos, ou através da opinião dos estudiosos. É impossível para a humanidade sobreviver sem moderação, sendo um fato que os extremos são prejudiciais para o interesses de todos uma vez que haver um meio termo que todas as pessoas aceitem e defendam.
3 - A moderação não é baseada em meros desejos de caprichos, mais em conhecimento estabelecidos, os quais dever ser um texto do Alcorão ou na Sunnah do Profeta SAW, ou na opinião do algum companheiro do Profeta AS, ou um sábio reconhecido, sobre questões que não são determinado por um texto legal definitivo. Assim uma das características da moderação é que deve estar baseada no conhecimento estabelecido.
4 - A moderação leva em conta as habilidades e as capacidade humanas dessa forma, uma pessoa moderada não sobrecarrega ao demais nem tampouco tem opnião extremas, Aquelas pessoas que utilizam princípios inviáveis se afastam da realidade, porque a moderação tem uma influência direta na vida das pessoas. Portanto , devem ser consideradas as capacidades individuais, sociais, nacionais e internacionais.
5 - Ter em conta o tempo e o espaço, porque os tempos mudam e as buscam renovação constante, por isso pregar a moderação exige consideração das diferenças de tempo, lugar e condições das pessoas. É por isso que todas os sábios desde o inicio dos tempos afirmaram que as fatauas ( parecer jurídico) podem variar segundo o tempo, o lugar , e as realidades e as condições das pessoas

- IFRAT OU FANATISMO: Denominação usada para descrever uma pessoa que deixa a moderação, acrescentando inovações na religião que defende com zelo e paixão excessiva
- TAFRIT OU INDIFERENÇA: Denominação utilizada para descrever uma pessoa que abandona a moderação, não cumprindo com as obrigações estipuladas no Islam.

RAZÕES PELAS QUAIS AS PESSOAS SE AFASTAM DA MODERAÇÃO

1 - FALTA DE CONHECIMENTO
2 - APEGO AOS PRAZERES E DESEJOS DO EGO
3 - DAR PRIORIDADE AS EMOÇÕES SOBRE A RAZÃO
4 - A IMPACIÊNCIA PARA OBTER OS OBJETIVOS DE MANEIRA LICITA E INDUZIR RESULTADOS NÃO ACEITÁVEIS NEM LÍCITOS
5 - INTRODUZIR INOVAÇÕES CONDENÁVEIS NA RELIGIÃO
6 - ACUSAR SÁBIOS DE SEREM HIPÓCRITAS E ESTAREM LONGE DA VERDADE.

DISSE O PROFETA SAW:
" Cuidado com os excessos. Povos antigos foram destrpidos por seus excessos em assuntos da religião" ( Relatado por : Musnad Ahmad 3/1851. An Nassai 3059 Ibn mayah 3029)

" Esta religião ( Islam) é simples e quem impõe uma carga maior do que deveria sobre (questões) a religião, não poderá cumpri-la?" ( relato por Al Bukhari 39)

" Religião é um assunto sério, por isso tome-a com serenidade, porque viajante que vai para muito rápido, nunca chega a seu destino nem mantêm vivo o seu corcel." ( Relatado por : Sunan Al Bai Haqi 3/18. Al Haizani 1/62)

" Desviar-se-ão e perecerão os fanáticos" ( Relatado por : Ahmad 6/3655, Musslim 2670, Al bukhari 4341 )

" Facilitem ( os assuntos religiosos para as pessoas ) e não torne difíceis. E mais, levem a eles boas novs e não afastem do Islam, e obedeçam, uns aos outros" ( Relatado por : Al Bukhari 4341)

" As coisas mais queridas por Allah são aqueles que adotam um caminho do meio termo e moderado" ( relatado por : No Al' Ajluni, em seu livro Kshf Al Khafa 1/391)

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o texto acima foi retirado do livro : A moderação e sua influência na vida dos muçulmanos... ->http://www.islamhouse.com/p/325167

Nenhum comentário:

Postar um comentário