quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O Que o Isslam Diz a Respeito da Barba.

Khadija Abdul Latif20 de Janeiro de 2012 10:53

O Que o Isslam Diz a Respeito da Barba

Os muçulmanos foram influenciados pelo Ocidente, sendo fácil esquecer, ou melhor, ignorar o Sunnat do profeta Muhammad (SAW). Poucos muçulmanos percebem a magnitude das suas acções ao imitarem os Kuffár (descrentes). De facto, isto é chocante!
Felizmente, a informação apresentada aqui irá esclarecer Inshá-Allah, a todos os irmãos.
Existem muçulmanos que julgam a questão da barba tão “pequena”, a ponto de não fazerem menção ao assunto e muito menos de colocarem em prática os ensinamentos. Para estes, que “Saiam da caravana da negação; vocês são muçulmanos! Sigam o profeta Muhammad (SAW) em todos os aspectos da vida, porque ele foi o melhor de todos os exemplos”.
Muitas vezes confundimos um irmão muçulmano (fora do Massjid) por um Káfir (descrente), devido ao seu rosto e aparência. Como podemos dizer “Assalámu Alaikum”, quando não se sabe se é muçulmano? Mesmo assim, muitos ficam surpresos e sem saber a razão de estarem a ser ignorados!
Este artigo tem como objectivo enfatizar a importância da barba. Muitos muçulmanos têm tido dúvidas a respeito deste ponto, havendo até pessoas que preferem manter a barba imitando a moda, do que se deterem ao que foi prescrito por Rassulullah (SAW).
Uma compilação desta natureza tornou-se importante, pois o impacto do modo de vida ocidental parece estar a atrair os muçulmanos a seguirem a moda ingenuamente, de forma que a importância da barba, por si só seja considerada duvidosa e alvo de zombaria.
Àquele que julga este problema trivial para ser retratado, que ALLAH o guie. Já para aquele que deseja aprender e praticar o que é correto, aqui estão provas suficientes do Al-Qur’án, Hadices e estudiosos experientes.
Em relação à obediência ao Sagrado AL-Qur’án e ao Sunnat.

“Ó vós crentes! Entrai no Isslam integralmente, e não sigai as pegadas (passos) do Shaitán. Na verdade, ele é para vós um inimigo declarado.”

[Al-Qur’án 2:208]

“Ó crentes! Obedecei a ALLAH e obedecei ao Mensageiro, e aos que entre vós têm autoridade.”

[Al-Qur’án 4:59]

“Ó crentes! Obedecei a ALLAH e ao Seu Mensageiro, e não lhe volteis as costas quando o ouvirdes falar.”

[Al-Qur’án 8:20]

“Realmente, tendes no Mensageiro de ALLAH um excelente exemplo para aqueles que esperam contemplar ALLAH...”

[Al-Qur’án 33:21]

“E aquilo que o Mensageiro vos der, aceitai-o, e aquilo que ele vos proibir, abstenham (do mesmo), e temei ALLAH. Certamente que ALLAH é severo no castigo.”

[Al-Qur’án 59:7]

À luz dos versículos acima citados, torna-se bastante evidente de que o sucesso e a salvação nesta vida temporária bem como na vida eterna do Além, depende somente da obediência total, do cumprimento dos mandamentos de ALLAH Ta’ála e da emulação do puro estilo de vida do nosso querido profeta Muhammad (SAW).

Importância da barba pelas palavras de Rassulullah (SAW)
Abu Darda (RTA) narra que Rassulullah (SAW) disse: “Eu não tenho ligação com aquele que faz a barba, grita e molha suas roupas com lágrimas, isto é, na infelicidade ou na aflição”.

[Muslim]

Abu Hurairah (RTA) e Ibn Umar (RTA) narram que Rassulullah (SAW) disse: “Apare bem o bigode e deixe a barba crescer”.

[Muslim]

Ibn Abbáss (RTA) narra que Rassulullah (SAW) disse: “Aquele que faz a barba não pode reivindicar a Misericórdia de ALLAH”.

[At-Tibráni]

Rassulullah (SAW) afirma num Hadice: “Contrarie os Mushrikin (idólatras), alongai a barba e diminuí o bigode”.

[Al-Bukhari]

Num outro Hadice, Rassulullah (SAW) exorta-nos: “Aparai os vossos bigodes e alongai as vossas barbas e contrariai os Május (adoradores do fogo)”.

[Musslim]

Os ensinamentos indicam que Umar, Abu Hurairah, Ammar Ibn Yássir, Abdullah Ibn Umar e Jábir (RTA), todos eles mantinham as barbas com o comprimento de um punho ou mais.
Jábir (RTA) disse: “Nós costumávamos manter as barbas longas e somente durante o Haj e o Umrah, tínhamos o hábito de apará-las até o comprimento requerido (de um punho)”.
Abdullah Ibn Umar (RTA) costumava cortar uma porção da barba (que excedia o tamanho da mão).

No seu livro “Al-Bidáya Wan-Niháya”, Ibn Kassir narra o seguinte incidente: “Bazzán, um dos ministros do rei da Pérsia (Qissra), tinha sido ordenado para enviar dois homens a fim de capturar Rassulullah (SAW). Quando estes homens compareceram perante Rassulullah (SAW) com as suas barbas completamente rapadas e longos bigodes, ele (SAW) expressou um grande desgosto pelas suas aparências, e disse: “Sejai afligidos com mágoa! Sejai afligidos com mágoa! Quem vos ordenou a adoptarem esta aparência (i.é, rapar a barba e alongar o bigode)?”
Eles responderam: “Nosso senhor, Qissra (rei da Pérsia)”. Ao que Rassulullah (SAW) respondeu: “Meu Senhor (ALLAH) ordenou-me a alongar a minha barba e a aparar o meu bigode.”
Existem vários outros Hadices de Rassulullah (SAW) em que claramente e sem ambiguidade, somos ordenados a alongarmos a barba e a apararmos o bigode.

CONSENSO ENTRE OS GRANDES IMÁMES DE JURISPRUDÊNCIA
Abu Hanifa (RA)
Imám Muhammad (RA) relata no seu livro “Kitabul Aathaar”, onde relata do Imám Abu Hanifa (RA), segundo Haitham e de acordo com Ibn Umar (RTA), que Ibn Umar (RTA) costumava segurar a barba na sua mão e cortá-la, aparando deste modo, o excesso de pêlos. Imám Muhammad (RA) diz que isso é o que nós seguimos e foi a decisão do Imám Abu Hanifa (RA).
Portanto, de acordo com os seguidores da escola hanafita, manter o comprimento da barba menor do que o tamanho de um punho é Harám (proibido), e isto é um Ijma (opinião de consenso).

Sháfei (RA)
Imám Sháfei (RA) afirma no seu livro “Kitabul Umm”: “Fazer a barba é Harám” [Shari Minhaj dar Shara Fassl Aqueeqa].

Málik (RA)
Sheikh Ahmad Nafarawi no comentário sobre uma afirmação no panfleto de Imám Abu Zayed diz que: “O acto de se barbear é sem dúvida Harám, de acordo com todos os Imámes”.
Isto também é mencionado no “Tamheed” (comentário de “Muatta”) [Sunan Imám Málik] – em que fazer a barba é Harám e de entre os homens, somente os que escolhem esta prática (de barbear-se) são os hermafroditas (aqueles que possuem características tanto masculinas como femininas).

Ahmad Ibn Hanbal (RA)
Os seguidores de Imám Ahmad (RA) afirmam no famoso “Al-Khanie’a Hanbali Fatawa Kitab” que: “Deixar crescer a barba é essencial e rapar a mesma é Harám”.
Também nos livros de Mazhab Hanbali “Sharahul Muntahaa” e “Sharr Manzoomatul Aadaab”, afirma-se que: “O ponto de vista mais aceitável é que é Harám (proibido, o acto de se barbear)”.
Além disso, é valido notar que de acordo com os catedráticos isslámicos, é ilícito (Harám) o acto de se barbear, e aquele que se barbeia, está legalmente se declarando um companheiro que não segue correctamente a Lei (é um Fássiq); desta forma, não é permitido indicar este homem como um Imám (líder); fazer o Salátul-Taraweeh seguindo este Imám é Makruh-e-Tahrimi (muito próximo da proibição)” [Shami, Vol. 1, p. 523].
Durre-Mukhtar diz: “A nenhum daqueles que recebe o Dá’wah, é lhes permitido aparar a barba menos do que um punho, como se fosse um muçulmano ocidentalizado ou um hermafrodita” [Vol. 2, p.155). Do mesmo modo, “é proibido (Harám) um homem rapar a barba doutro homem” [Vol. 5, p. 359].

ALGUNS PONTOS SALIENTES A RESPEITO DA BARBA
· A barba é um aspecto natural, serve de adorno e é uma característica saliente do homem. Ela distingue claramente o homem da mulher. ALLAH afirma no sagrado Al-Qur’án:
“Shaitán disse: E certamente que os desen-caminharei e dar-lhes-ei falsas esperanças, e ordenar-lhes-ei que cortem as orelhas do gado, e ordenar-lhes-ei que desfigurem a criação de ALLAH.”

[Al-Qur’án 4:119]

Rassulullah (SAW) afirmou: “ALLAH amaldiçoa os homens que adoptam a aparência das mulheres e as mulheres que adoptam a aparência dos homens”.

[Al-Bukhari]

· O próprio Rassulullah (SAW) possuía uma barba densa, bem crescida e que cobria o seu peito.
· Todos os profetas anteriores ornamentaram e embelezaram as suas nobres aparências com a barba, e ordenaram os seus seguidores a fazerem o mesmo.
· Todos os Sahábas y meticulosamente observavam esta prática, em conformidade com o Sunnat (i.é, ao limite de um punho à volta do queixo).
· Os juristas dos quatro Mazáhib (escolas da jurisprudência), conforme atrás descrito, são unânimes em afirmar que manter a barba é Wájib (obrigatório) e não apenas um Sunnat. E há consenso entre todos eles de que rapar a barba ou apará-la até menos que um punho é Harám (proibido) e equivalente a cometer um pecado maior (Kabira).
· Não cumprir com esta obrigação é rejeitar e opor-se propositadamente à aparência de Rassulullah (SAW), a quem dizemos amar; esta indiferença é um desafio à lógica e uma violação dos ensinamentos do Shari’ah, representando um insulto a Rassulullah (SAW).
· A pessoa que viola esta obrigação fica num estado permanente de pecado e encontra-se constantemente sob a praga e descontentamento de ALLAH, até que se arrependa e deixe crescer a barba em conformidade com o Sunnat, que é do tamanho de um punho.
· Também é Harám (proibido) aparar ou rapar os pêlos que crescem imediatamente por baixo do lábio inferior.
· É preferível remover o bigode por completo aparando-o muito junto à pele (não rapando), para que a brancura por cima do lábio seja visível. Deixar o bigode crescer por cima do lábio superior é Makruh (detestável); se o crescimento chegar à boca, será considerado Makruh-e-Tahrimi, ou seja, perto do Harám.
· Manter a barba constitui o cumprimento de uma acção Wájib, símbolo de Imán, uma insígnia visível do Mu’min (crente) e uma expressão de amor para com ALLAH Ta’ála e Seu profeta Muhammad (SAW).

CONCLUSÃO
Sendo assim, um muçulmano que se barbeia ou apara a barba (além do comprimento recomendado) assemelha-se a um hermafrodita, o seu direito de se tornar Imám aproxima-se da proibição, a sua evidência não é válida e não terá direito de votar nem de receber votos. Fazer a barba ou apará-la para além do sugerido é um hábito dos Kuffár (descrentes).
Imám Ghazali (RA) diz: “Saiba que a chave para a plena felicidade (Sádah) concentra-se no seguimento do Sunnat e da vida do Rassulullah (SAW) em todos os seus feitos e aspectos, quer se refira até mesmo ao acto de comer, dormir, levantar, falar, etc. Eu digo isso somente em relação aos rituais de louvor, porque nenhum destes aspectos foram esquecidos por ele (SAW) no Sunnat – então, o que eu digo inclui cada aspecto da vida quotidiana do profeta Muhammad (SAW)” [Kitáb al-Arbain Addin, Cairo 1344, p. 89].

Além disso, ALLAH disse a Rassulullah (SAW) no sagrado Al-Qur’án, o seguinte:
“Diga (ó Muhammad) se vós (na verdade) amais ALLAH, então sigai-me, ALLAH amar-vos-á e perdoar-vos-á vossos pecados.”

[Al-Qur’án 3:31]

A recitação diária de uma legião de anjos é: “Sagrado é o ser masculino adornado com a barba e o feminino com tranças” [Takmela e Bahr al-Raiq, Vol. 3, p. 331].

Esta é uma ordem para todos os muçulmanos. O que dizer então acerca daqueles que são Álimos e que devem servir de exemplo para todos os crentes?
Como podem desleixar-se deste aspecto tão importante do Sunnat, apresentando pretextos falsos? Devem ter em mente que antes de mais são pregadores do Isslam.
Para finalizar, um bom conselho: “Deixe a barba crescer, assim a Irmandade será promovida no mundo. Fique do lado dos seus irmãos e torne-se um de nós. Nós sabemos que você se acha mais bonito sem a barba, mas o que importa isso? O que vale é como ALLAH Ta’ála nos vê. E quando deixá-la crescer, não ironize o Sunnat. Por favor, deixe-a crescer corretamente, i.é, no comprimento de um punho, que é o tamanho prescrito e não mais curto”.
Abdullah Ibn Umar (RTA) relata que: “Aquele que imita os Kuffár (descrentes) e morre nestas circunstâncias, será elevado ao nível destes no Dia do Juízo”.
Quando os verdadeiros crentes forem chamados perante ALLAH e Seu Mensageiro, para serem julgados, eles apenas dirão: “Ouvimos e obedecemos”. E serão os bem-aventurados.

Ó ALLAH, tornai-nos de entre aqueles que quando praticam o bem, estão contentes, e quando cometem pecado, imploram pelo Teu perdão.
Ó ALLAH, concedei-nos a oportunidade de praticarmos o Din de acordo com o Sunnat de Rassulullah (SAW) e seus ilustres Sahábas y.
Ó ALLAH, criai dentro de nós o amor pelo Sunnat de Rassulullah (SAW) e ódio pelas práticas e costumes dos descrentes.

Ámin, Yá Rabbal Álamin.(via sautul isslam)

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