" Vocês não são uma sociedade beneficente, nem um partido político, nem uma organização local de fins limitados. Ao contrário, são uma nova alma no coração desta nação, para dar-lhe vida através do Alcorão[...] Quando lhes perguntarem para o que convocam, respondam que é para o Islam, a mensagem de Muhhamad ( s.a.w.s ) , a religião que contém dentro de si governo, e tem como uma de suas principais obrigações a liberdade.. Se lhes disserem que vocês são políticos, respondam que o Islam não admite essa distinção . Se forem acusados de revolucionários , digam: "Somos vozes a favor do direito e da paz em que acreditamos claramente, e dos quais nos orgulhamos. Se vocês se levantarem contra nós ou ficarem no caminho de nossa mensagem, então temos permissão de ALLAH para defender-nos contra sua injustiça " ( 1). Hasan al-Banna ( 1906-49).
Hasan al-Banna era professor de escola primária, e em março de 1928 tendo seis jovens trabalhadores como testemunha fundou a Sociedade dos Irmãos Muçulmanos cujo objetivo era a educação. Ele defendia e acreditava que quando a nação egípcia absorvesse a mensagem do Islam ela se tornaria muçulmana sem precisar fazer uso da violência. Más, a realidade impôs outros caminhos até agora ainda trilhados. O Egito vivia sob uma falsa independência do Império Britânico que comandava de fato a sua economia e as ações das empresas de utilidade pública.O contraste entre o luxo que viviam os ingleses e a miséria do povo em geral o envergonhava e o humilhava enormemente, impondo assim uma atitude firme contra todo este estado de coisas.A Sociedade nasceu com esses lemas: " DEUS é o único Objetivo, Muhhamad (s.a.w.s) o único Líder, o Alcorão a única Lei e a Jihad é o único caminho.Morrer pela Jihad de DEUS é a nossa esperança"..
A Sociedade se expandiu e quando Banna foi assassinado, " em 1949, a Sociedade tinha 2 mil estabelecimentos no Egito, cada qual representando 300 mil e 600 mil Irmãos e Irmãs. Era a única organização do país que representava todos os grupos sociais, inclusive funcionários públicos, estudantes e os potencialmente poderosos operários e camponeses. Por ocasião da II Guerra Mundial já se consolidara como importante força política. (2). Em 1945 Banna decidiu que chegara o momento de implementar um programa social extremamente necessário, quando seus inimigos passaram a acusa-lo de criar " um Estado dentro do próprio Estado Egípcio. Iniciou-se aí os tempos difíceis para a Sociedade dos Irmãos Muçulmanos Eis algumas atividades realizadas pela Sociedade neste período:
A) Construção de escolas para meninos e meninas ao lado das mesquitas.
B) Fundaram o Rovers( Peregrinos), era o maior e mais poderoso grupo de jovens do país.
C) Mantinham escolas noturnas para trabalhadores e cursos de treinamento para concurso público gratuitos..
D) Instalavam clínicas e hospitais nas zonas rurais.
E) Estavam engajados na melhoria das condições sanitárias das áreas mais pobres.
F) Organizavam Sindicatos modernos e instruíam os trabalhadores sobre seus direitos divulgando alguns dos piores abusos contra os mesmos.
G) E por último, geravam empregos abrindo suas próprias fábricas, tecelagens, firmas de construção e engenharia. (3).
Pois bem caro leitor, não é preciso imaginar a reação do governo submisso do Egito e do próprio Império Britânico diante de toda essa movimentação em pró dos mais necessitados da Nação não é mesmo? Más isso é assunto para a segunda parte do meu artigo.
BIBLIOGRAFIA:
1) Uma História dos Povos Árabes, Albert Hourani, Cia das Letras, Pág. 350.
2) Em Nome de Deus, Karen Armstrong, Cia das Letras, Pag. 250 e 251.
3) Em Nome de Deus, Karen Armstrong, Cia das Letras, Pág. 253.
4) Wikipédia
Assalamo alaikum, irmão...
ResponderExcluirsaudades do ikhwan al muslimin original... de Said Qutb e companhia... subhana'Allah
jazzaka Allah khairan...
Salam Alaykum Irmão
ResponderExcluirMuito bom o artigo.
Estamos aguardando ansiosos...
Allah Hafiz